Marketing Verde: o que é?

Com o passar do tempo, diversas bandeiras foram levantadas para defender causas e lutas dentro da sociedade. E entre milhares delas, surge o marketing verde, uma forma diferente e consciente de atrair mais clientes. 

O marketing verde se tornou uma estratégia muito usada por empresas e marcas que visam atrair mais clientes e mostrar humanidade e preocupação com o meio ambiente por meio de seus produtos.

Neste artigo vamos abordar tudo o que envolve o marketing verde, quais marcas aderiram a ele, como você também pode começar a colocá-lo em prática na sua empresa e seus benefícios. 

 

O que é marketing verde? 

O marketing verde é uma estratégia que visa o cuidado e preocupação com o meio ambiente e tudo o que o prejudica.

Muito mais do que anunciar o produto ou serviço nas redes sociais como o Twitter Ads, o marketing verde traz a estratégia de divulgação, a conscientização e a humanização. 

Não é novidade que o aquecimento global, poluição, desmatamento, plástico e o lixo tem danificado e muito o nosso meio ambiente, colocando em risco a vida dos animais e a do próprio ser humano.

Por isso, o marketing verde traz a ideia de sustentabilidade para um determinado produto ou serviço. Ele foca na produção sem agressão ao meio ambiente e de uma forma em que todos possam consumir com consciência. 

 

Marcas que aderiram ao marketing verde 

O marketing verde é uma estratégia tão boa quanto o marketing de conteúdo e qualquer outra dentro do meio digital.

O seu potencial e resultado é tão vantajoso que empresa e marcas renomadas aderiram a ele, veja abaixo algumas delas:

1. Coca-cola

A marca de refrigerante aderiu ao marketing verde quando decidiu começar uma campanha de coletagem e reciclagem de suas garrafas, usadas por clientes em pontos de vendas.

Isso gerou uma grande comoção do público que, começou a consumir ainda mais o produto ou a criar novas ideias de sustentabilidade com a garrafa. 

2. Natura

A brasileira de cosméticos Natura é pioneira quando se trata de marketing verde, a empresa por si só já realiza um ótimo trabalho de marketing através das redes sociais e comerciais na televisão.

Quem já comprou algum produto da marca sabe que as embalagens são recicladas, o que encanta os clientes que também lutam por um meio ambiente mais limpo e seguro.

Além disso, a marca já se comprometeu a diminuir as emissões de carbono durante a produção de seus produtos. É um exemplo vivo de como aplicar o marketing digital e atrair clientes que também levantam essa bandeira. 

3. Nike

A marca de tênis aderiu ao marketing verde em 2013 e continua com o projeto até a hoje, a ideia é produzir peças e calçados com materiais recicláveis e biodegradáveis. 

A ideia fez com que a marca ganhasse ainda mais visibilidade dentro dos grupos de pessoas que também defendem o meio ambiente e adquirirem um maior número de clientes e vendas.

4. Starbucks

O café que sempre protagoniza as fotos de turistas e amantes das bebidas da grande franquia Starbucks também aderiu ao marketing verde.

A marca começou a oferecer copos recicláveis, a incentivar seus clientes a guardarem seus copos para quando voltassem ao comércio usarem o mesmo, para que a quantidade de lixo diminuísse, e foi o que realmente aconteceu.

5. Toyota  

Um dos fatores que mais impulsionam o aquecimento global e os males na atmosfera é a poluição, mas a marca japonesa Toyota também conseguiu driblar este fator e produzir um veículo que ajudasse o meio ambiente.

Em 2013 chegou ao Brasil o primeiro automóvel híbrido, ou seja, um carro que consome menos combustível e consequentemente lança menos poluentes na atmosfera, trazendo benefícios para todos. 

 

Benefícios do marketing verde

Muitos ainda acham que o marketing verde não é uma estratégia tão boa para a sua marca, mas vamos apresentar apenas alguns dos vários pontos positivos que ele traz, sendo:

  • Conquista de novos clientes;
  • Maior eficácia dentro do inbound marketing;
  • Mais visibilidade e autoridade;
  • Imagem de humanidade e empatia;
  • Cria um diferencial para sua marca;
  • Credibilidade e comprometimento com seus clientes;
  • Maior chances de mais investimentos;
  • Aumenta a simpatia do público com sua marca.

 

O marketing verde mostra como a sua empresa não está preocupada só com as vendas e com os números, mas com a humanidade.

Isso traz uma imagem ainda melhor para a sua marca, atraindo pessoas que realmente irão confiar no seu trabalho por saberem que você se preocupa com o que acontece no mundo. 

 

Considerações finais

O marketing digital é mais do que uma estratégia, é uma forma de ajudar o lugar que você chama de lar, o planeta terra.

Investir nele é mostrar preocupação com o meio ambiente e empatia com os seus clientes e com as gerações que virão a seguir e herdarão este lugar. 

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