Investidor Anjo
Cresce cada vez mais empreendedores bem capacitados e experientes que investem financeiramente e apoiam empresas com grande potencial no mercado. Esse é o papel do Investidor Anjo.
O que é Investidor Anjo?
Investidor anjo é um investimento de pessoas físicas com capital próprio em empresas novas como as Startups, que possui grande potencial no mercado e procuram a inovação. Além do capital, o investidor anjo orienta os novos empreendedores, indica clientes, parcerias e fornecedores para aumentar a rede de relacionamentos e as chances de sucesso, por isso é usado o termo “anjo”. É necessário ressaltar que esse movimento não possui caráter filantrópico ou assistencialista, o investidor pensa nos lucros e no impacto econômico e social.
Geralmente é formado por grupos de empresários, executivos e profissionais de qualquer área, que estão dispostos a financiar o crescimento de uma empresa com participação minoritária no negócio, tendo o retorno financeiro como principal objetivo. O investimento é feito por 2 a 5 participantes do grupo de investidores anjo com 1 ou 2 líderes, para compartilhar o apoio, dedicação, experiências e risco, esse investimento se chama smart money ou dinheiro inteligente
Qual a importância do Investidor Anjo?
O financiamento do investidor anjo é benéfico não só para os empresários mais experientes, a empresa financiada recebe mais credibilidade, aumenta seus contatos e acelera seu crescimento, mas também para a sociedade em geral e a economia do país, pois empresas inovadoras com grande potencial, possivelmente vão se expandir cada vez mais gerando empregos e tributos.
Para o investidor anjo além da oportunidade de aplicar sua experiência e aprender mais sobre a nova forma de mercado, o retorno financeiro pode ser até de 50x mais do que o capital aplicado inicialmente. A empresa de sucesso Apple, começou com o seu fundador Steve Jobs e Steve Wosniak e o investidor anjo Mike Markkula. Buscapé uma empresa nacional iniciou com 4 amigos e um investidor anjo, a empresa Bematech atualmente líder de mercado em soluções para automação comercial, teve investimento de um investidor anjo em 1992. A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) pesquisou o investimento anjo em mais de 30 países e percebeu que “os investidores anjo tem um papel crítico no sucesso das empresas iniciantes” .
No Brasil está começando a crescer esse ramo de investidores, porém aqui não existem estímulos como o incentivo tributário. O investidor anjo está disposto a arriscar o seu capital para obter futuramente o retorno, porém a desconsideração da personalidade jurídica da empresa desmotiva esses investidores, pois se eventualmente perder o investimento terá que arcar com passivos adicionais, mesmo que o investidor anjo não tenha participação nenhuma na administração da empresa. O que por lei está previsto que a responsabilidade deve ser limitada ao seu capital social. Em alguns países a política de estímulo aos investidores anjo é adotada, pois perceberam que quanto mais investimentos são feitos, maior será a geração de empregos e tributos futuramente.
Como obter um investidor anjo?
Geralmente investidores anjo investem em empresas com propostas inovadoras que diferencie seu negocio da concorrência, além de estar envolvida em um mercado relevante para obter sucesso, o que eles chamam de “escalável”, ou seja, o seu negocio deve poder crescer sem ter um grande número de funcionários e especialistas. Sendo que o capital investido é limitado em 1 milhão, deverá ser usado para suporte da empresa não para pagar dívidas anteriores.
Porém não basta ter um negócio com grande potencial, é preciso ter um business plan ou modelo ou plano de negócio para aumentar o interesse do investidor anjo, no business plan deve estar estruturado o conceito do seu produto/serviço com os pontos positivos e negativos além da avaliação de futuros clientes.
Para o investidor anjo ficar convencido que deve investir, monte um sumário executivo com informações como: produto, mercado, equipe, concorrentes e uso do capital. Demonstre bem o conhecimento e segurança do seu negócio monte uma apresentação rápida (pitch) de 2 a 3 minutos, ficando evidente a dimensão da oportunidade para o investidor anjo. Busque ter concelheiros, assim as chances do investidor aplicar mais capital no seu negócio é maior.
Lembre-se que o investidor anjo não comandará a empresa e não é a solução para tudo, o seu negócio depende de você, por isso estude sobre a sua ideia e seus potenciais clientes, teste, avalie , esteja preparado para empreender e garantir o seu lugar no mercado.
Agora você já sabe como conseguiu um investidor anjo, mas ainda não sabe como organizar suas ideias? Confira aqui nossa postagem sobre as boas ideias.
Comments are closed.