Como implementar o OKR


 O OKR usa a linguagem informal e mais direta.Uma metodologia simples que ajudará muitos empreendedores a melhorar a eficiência da empresa e os resultados. O OKR usa a linguagem informal e mais direta, buscando sempre exemplos.

 

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A sigla OKR significa Objectives and Key Results, ou seja, objetivos principais e resultados. O sistema tem como objetivo estabelecer na empresa um método para atingir as metas almejadas. É simples, engaja e alinha todos os aspectos da empresa tradicionalmente definidos a cada trimestre. Com esse alinhamento é esperado que todos busquem as mesmas metas.

O OKR é um framework – conjunto de códigos de programação para uma função especifica-  que define metas ultilizado no Vale do Silício. Foi desenvolvido pela Intel em 1999 e menos de um ano foi adotado pelo Google. O Google inicialmente possuía cerca de 40 funcionários, atualmente possui 60 mil e continua com o OKR. Esse sistema pode ser usado tanto para grande empresas quanto para as pequenas.

Outras empresas como: Twitter, Dropbox, GoPro também aderiram ao processo e algumas nacionais também como a VivaReal.

Objetivos do OKR:

John Doerr foi o investidor que introduziu na Google e na Amazon o sistema OKR, para ele existe uma regra para definir metas:

Eu vou _________ medido por _______ .

Então, para Doerr é precisa definir o que você deseja e a maneira que vai alcançar.  Na estrutura fica assim:

Eu vou (objetivo) ______________ medido por (principais resultados) ____________.

  • Objetivos:

-O que deseja atingir

Para Doerr o OKR possui duas retas.-O que te motiva a atingir a meta

-Qualitativo

-Memorável

Todos os objetivos devem ser números e estarem acordados com os profissionais. 60% dos objetivos devem ser definidos pelos profissionais que vão executa-los.

  • Principais resultados:

-Como saber que está atingindo a meta

-Quantitativos

-Critérios para atingir a meta

Recomendamos que você liste de 2 a 5 resultados por objetivo. Um exemplo séria captar mais cliente para um website.

  • Objetivo

-Captar mais clientes.

  • Principais resultados.

-Dobrar o número de visitas no sites por mês.

-Aumentar o tráfego orgânico (não pago) para 70%.

-Aumentar o engajamento: 85% dos usuários possuem perfis cadastrados no site.

Passos para o OKR:

Não existe uma maneira exata de como realizar o OKR, mas algumas dicas são comuns:

Simplicidade: O OKR é um processo simples e que deve ser o mais claro e objetivo possível. A Intel quando desenvolveu trabalhava com metas mensais, pois precisava que o sistema fosse rápido e leve para definir as metas. Atualmente é desenvolve metas por trimestre. 

Não existe uma maneira exata de como realizar o OKR.Ciclos Curtos: Outros sistemas trabalham com metas anuais para o planejamento, já o OKR adota um sistema mais dinâmico, com metas no máximo de 3 meses que possam ser adaptadas durante o processo. 

Top Down e Bottom Up simultaneamente: Essa etapa vem de cima para baixo na hierarquia da empresa, ou seja, os profissionais de cargos mais elevados tomam as decisões, não havendo participação de todos os funcionários.  O Sebrae trabalha com a seguinte lógica: 40% dos OKR é definido pelos presidentes e diretores, os outros 60% o próprio funcionário escolhe qual será melhor.

Transparência, foco e disciplina: Esses fatores são complementares. O OKR deve ser público para todos os funcionários tenham acesso. É preciso definir com clareza e prioridade cada meta, procure colocar metas mais objetivas. O time da empresa precisa estar alinhado e para isso é preciso muita disciplina e motivação para alcançar os resultados.

Preservar o OKR na empresa é tarefa de todos, como uma cultura empresarial de foco e desempenho em resultados elevados. As mudanças não acontecem repentinamente mas com todos engajados na causa ela acontece sem muitos conflitos. O Google faz um trabalho interno com seus Googlers (funcionários) onde os próprios cadastram os OKR trimestrais na intranet.

A empresa que trabalha com OKR e engaja todos os funcionários possui grandes possibilidades de obter resultados positivos, pois valoriza o caminho que todos estão seguindo. Pode deixar com um pouco de medo fazer uma mudança tão dinâmica, mas o bom empreendedor encara os desafios.

Agora que você já sabe como impulsionar sua empresa, que tal conhecer um pouco sobre o Boostrapping ? Nova forma de negócio.

 

 

 

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