5 ferramentas que você precisa conhecer que irão alavancar seus resultados
As ferramentas de gestão são muito utilizadas pelas pequenas, médias e grandes empresas de sucesso. Elas facilitam o trabalho dos gerentes e tornam os processos mais produtivos, efetivos, organizados e, claro, lucrativos.
Um negócio que tenha problemas na gestão está fadado ao fechamento, isso é o que indica a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que constatou que entre os anos de 2013 e 2017, mais de 316 mil empresas vieram à falência devido a dificuldades no gerenciamento.
Por isso, compreender quais são os setores e processos que precisam de atenção, bem como adotar o uso de programas que organizam essas ações, é primordial para alavancar os resultados.
O que causa os resultados insatisfatórios
Geralmente, os resultados insatisfatórios, que causam dificuldades financeiras aos proprietários, estão associados à má gestão ou a falta de conhecimento sobre processos mais funcionais.
A falta de capacitação no gerenciamento de áreas como a administração ou o marketing, é fundamentalmente um dos principais motivos para os resultados não estarem de acordo com o esperado.
Isso porque se o profissional responsável pela organização da empresa não souber controlar o setor financeiro, o plano de marketing e o setor de venda, esses processos passam a ficar engessados e pouco funcionais.
O funcionamento correto dos processos irá depender da troca de informação entre os setores, da revisão constante dos custos e da boa administração das vendas.
Para isso, o uso de softwares e ferramentas de gestão podem definir o sucesso das ações e o aumento do lucro.
Ferramentas para auxiliar a gestão
Além de controlar diversos setores, o gerente de uma empresa precisa planejar as metas de crescimento e acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores. Em meio a tantas tarefas, é fácil se perder nas informações.
Por esse motivo, o uso dessas ferramentas de gerência é tão popular. Elas ainda são capazes de aumentar a produtividade da companhia, ao mesmo tempo em que otimizam o tempo e os recursos.
CRM
O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de técnicas que visa aperfeiçoar a aproximação entre a empresa e o consumidor.
Por meio da coleta e análise de dados, os softwares de CRM vendas auxiliam na compreensão das necessidades e preferências de todo o público durante a sua interação com a empresa.
Deste modo, é possível realizar a construção de estratégias de conversão de prospects (potencial cliente), em leads e clientes.
Além de ajudar na gestão de vendas, o crm:
- Melhora o relacionamento com os clientes;
- Contribui na captação de novos leads;
- Aumenta o ticket médio dos clientes;
- Melhora o follow-up;
- Concentra as informações de marketing e vendas em um único lugar.
Além disso, plataformas de CRM podem disponibilizar gráficos de desempenho e relatórios detalhados, além de lembretes de ações para manter o negócio em andamento, entre muitos outros recursos.
ERP
O sistema de planejamento de recursos (Enterprise Resource Planning) visa facilitar e melhorar a gestão por meio da integração de diferentes departamentos da empresa.
Em vez de cada setor ter um software diferente para o desempenho de suas funções diárias, todos centralizam o fluxo de trabalho no ERP.
Deste modo, a comunicação entre as áreas é melhorada e, consequentemente, os prazos e a produtividade de todas as equipes.
Além disso, ele representa a automatização de todos os processos, a otimização da transparência e a colaboração entre os setores.
Pagamento recorrente
O serviço de pagamento recorrente funciona como forma de contribuir com a organização do setor financeiro, diminuindo a inadimplência e automatizando os processos de cobrança.
Ele permite que a empresa defina uma data fixa para o recolhimento do pagamento que será realizado, de modo automático, no cartão de crédito do cliente todo mês – ou bimestralmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente, de acordo com o combinado durante a venda.
Esse serviço permite que a empresa economize com as cobranças recorrentes, facilita a realização do pagamento, ao mesmo tempo em que garante que os compromissos feitos serão cumpridos – fidelizando o consumidor.
Chatbots
O Chatbot é um software de comunicação automático que é programado para compreender a mensagem enviada pelo cliente e respondê-la de forma natural e eficaz.
Essa é uma ferramenta funcional e que pode ser disponibilizada 24 horas por dia, podendo ser integrada a plataformas como as lojas virtuais, sites, sistemas de call center e até ao WhatsApp.
Por funcionar à base de certas diretrizes pré-determinadas, o chatbot é usado principalmente para incentivar o engajamento do cliente com a empresa, no processo de vendas e no atendimento ao cliente de dúvidas simples, em qualquer momento do dia.
Google forms
Essa ferramenta, disponibilizada pelo Google, oferece diferentes modelos de testes de múltiplas escolhas que facilitam a criação de questionários e a computação dos resultados. Ele organiza os dados em gráficos tabulados e ordenados e é completamente gratuito.
Na prática, o Google Forms é muito utilizado para coletar informações e para o feedback de colaboradores e clientes quanto aos serviços ou produtos disponibilizados, proporcionando melhorias a todos os processos.
Ao conciliar os softwares a processos cada vez mais simplificados e claros, além de um bom gerenciamento, é possível agregar muito ao cotidiano empresarial, promovendo mais chances para o sucesso do negócio.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
Comments are closed.